A melhor cola para reparo de cerâmica

Pin
Send
Share
Send

Quando se trata de reparo de cerâmica, você tem opções - essas opções, no entanto, resumem-se a que tipo de cerâmica você está trabalhando e a suas metas de reparo específicas. Para itens de cerâmica fina, como cerâmica, bugigangas ou pratos, epóxis e supercolas à base de cianoacrilato é a sua melhor aposta.

Epóxi

Em geral, os epóxis proporcionam uma forte ligação de preenchimento de espaços vazios para cerâmica porosa. As colas epóxi disponíveis normalmente incluem um endurecedor e uma resina, que você deve misturar durante a aplicação. Embora praticamente todos os epóxis funcionem nesse processo de duas etapas, alguns se concentram no preenchimento, enquanto outros se destacam no reparo. Verifique a embalagem para obter detalhes e procure a primeira opção para preencher lascas ou rachaduras rasas e a segunda para colar pedaços de cerâmica quebrados.

Os epóxis geralmente exigem muito mais tempo para secar e endurecer do que as super-colas, e produzem linhas de enchimento mais espessas e mais visíveis. No lado positivo, eles oferecem maior resistência à temperatura e geralmente resistem a mais pressão do que as supercolas.

Super Glue

As supercolas comuns feitas a partir do cianoacrilato derivado de cianeto facilitam o processo de aplicação, pois secam ao ar mais rapidamente do que os epóxis e não requerem mistura. Ao contrário dos epóxis, as supercolas não preenchem os espaços vazios; para reparos cerâmicos leves e não porosos, essa opção funciona melhor quando você tem todas as peças existentes e precisa criar um vínculo em um espaço reduzido, como encaixar as peças de uma estátua de cerâmica quebrada.

Enquanto a super cola oferece forte resistência à tração, o epóxi é uma opção mais durável ao reparar cerâmicas que receberão tensão ou pressão de outros ângulos, como força descendente.

Consertando seu piso

Como o azulejo de cerâmica, sem porcelana, apresenta uma composição porosa, cola epóxi serve melhor para reparar lascas e quebras no revestimento.

Além dos epóxis de uso geral que apresentam resina e endurecedor, vários fabricantes oferecem adesivos que atendem especificamente ao reparo de ladrilhos cerâmicos. Esses polímeros líquidos à base de resina epóxi oferecem um tempo de endurecimento mais semelhante à super cola e também podem se ligar a superfícies não porosas, como a madeira. Isso os torna um produto obrigatório para tarefas básicas de redefinição de ladrilhos, como um ladrilho solto na bancada.

Alguns adesivos cerâmicos são formulados para aplicação em ambientes internos, enquanto outros são feitos para suportar elementos externos. Outros ainda são laváveis ​​na máquina de lavar louça, tornando-os uma opção viável para o reparo de louças. Independentemente da opção escolhida para consertar sua cerâmica, sempre observe atentamente a embalagem antes de comprá-la. Cada produto detalha suas superfícies compatíveis, tempos de secagem, opacidade de secagem, áreas de aplicação recomendadas e instruções. Para cerâmicas grudadas, saiba o que está comprando antes de começar a colar.

Juntando as peças

Enquanto uma simples trinca ou uma quebra de duas peças limpa resulta em um processo direto de preenchimento ou reparo, a cerâmica que se partiu em várias peças representa um problema mais complexo. Depois de escolher o adesivo certo para o trabalho, siga este processo para reparo indolor:

Etapa 1 Prenda a peça

Se você tiver um pedaço grande e intacto de cerâmica com pedaços pequenos quebrados, encha um balde com areia e cole o pedaço maior na areia para liberar as mãos enquanto trabalha.

Etapa 2 Misture o epóxi

Ao trabalhar com epóxi, combine o endurecedor e a resina um pouco de cada vez - você terá apenas três minutos para trabalhar com o adesivo combinado antes de secar. Use um pedaço de madeira ou ladrilho como palete de mistura e um palito de sorvete como misturador.

Etapa 3 Compreenda

Use uma pinça auto-agarrável para segurar cada pedaço quebrado de cerâmica. Aplique a cola epóxi ou super cola no final de um palito de sorvete e passe um pouco do adesivo em uma das bordas quebradas; em seguida, pressione-a na borda correspondente com leve pressão. Segure cada peça no lugar até que esteja estável e solte-a. Deixe o adesivo secar completamente de acordo com as instruções do fabricante da cola.

Pin
Send
Share
Send