Você pode cultivar morangos e tomates no mesmo jardim?

Pin
Send
Share
Send

Tomates (Solanum lycopersicum) e morangos cultivados (Fragaria x ananassa) são plantas de jardim extremamente comuns, mas podem criar problemas um para o outro quando plantadas muito próximas. A boa notícia é que, com um planejamento e gerenciamento cuidadosos antes e durante a estação de crescimento, você pode ter as duas plantas no mesmo jardim.

Problemas de Doenças

Tomates e morangos são de famílias de plantas muito diferentes. Eles têm hábitos de crescimento drasticamente diferentes e exigências ambientais quase diametralmente opostas. Por exemplo, os tomates são geralmente cultivados como plantas anuais; eles cessam a produção de frutas abaixo de 55 graus Fahrenheit e morrem quando expostos ao gelo. Os morangos, no entanto, crescem como plantas perenes nas zonas de resistência 5 a 8 do Departamento de Agricultura dos EUA, que cobrem muitas partes dos Estados Unidos.

Apesar de suas diferenças, as duas plantas sofrem de algumas das mesmas doenças, como a murcha de Verticillium e a antracnose. Sua suscetibilidade mútua a certas doenças é uma das maiores razões pelas quais a sabedoria convencional recomenda que tomates e morangos não sejam plantados no mesmo jardim.

Os problemas de doenças podem ser controlados de algumas maneiras. Muitas vezes, uma abordagem combinada é mais eficaz do que qualquer uma dessas medidas isoladamente:

  • Plante tomates e morangos o mais afastados possível no mesmo jardim. Quanto maior a distância entre eles, menor a chance de contaminação cruzada acidental se uma das plantas ficar doente.
  • Selecione apenas variedades de tomate e morango resistentes às doenças prevalecentes na sua região. Se, por exemplo, a murcha de Verticillium ou a antracnose são problemáticas para qualquer cultura em seu local, use apenas variedades resistentes à antracnose e à murcha de Verticillium de ambas as plantas.
  • Minimize as condições ambientais que permitem a proliferação de doenças. Por exemplo, a maioria das doenças fúngicas surge durante condições de alta umidade e de ar parado. Cobrir ambas as culturas durante o clima úmido manterá suas folhas secas e muito menos propensas a doenças. Remover a cobertura durante o tempo seco ou incentivar o movimento do ar por baixo da cobertura ajudará ainda mais. Para plantas de interior e exterior, a irrigação ao nível do solo por meio de irrigação por gotejamento ou mangueiras de imersão ajuda a manter as folhas secas e livres de doenças.

Questões de pragas

Muitas pessoas desfrutam de um grande tomate vermelho, maduro, ou de um grande morango vermelho, maduro. Infelizmente, o mesmo acontece com muitos pássaros, mamíferos e insetos. Parece que toda criatura do bairro quer frutas frescas antes que essas frutas possam ser colhidas. Pragas atraídas para um jardim por plantas de tomate ou morango geralmente jantam nos dois tipos. Felizmente, algumas estratégias podem proteger plantas de tomate e morango.

  • Use coberturas de fileira flutuantes para impedir a entrada de insetos e pássaros. Algumas coberturas de fileira flutuantes, como certas de poliéster, são leves o suficiente para serem colocadas em cima de plantas sem esmagá-las, mas os lados das coberturas precisam ser ancorados para manter as coberturas no lugar durante condições de vento. As coberturas de fileira flutuantes que são de filme plástico precisam ser seguradas nos aros acima das plantas. Qualquer que seja o tipo de capa de fileira flutuante usada, remova as capas em dias de bom tempo, para que as abelhas alcancem suas plantas na fase de floração.
  • Armadilhas para plantas, que afastarão as pragas-alvo dos morangos e tomates. Primeiro, identifique quais pragas têm maior probabilidade de danificar plantas de tomate ou morango na sua região. Em seguida, selecione as culturas apropriadas para essas pragas. Alternativamente, plantar culturas repelentes ao lado ou entre os morangos e tomates. Por exemplo, as plantas anuais de calêndula francesa (Tagetes patula) e chagas (Tropaeolum spp.) fornecem proteção leve a moderada contra uma variedade de pragas de insetos. Além disso, muitas plantas aromáticas impedem pragas ou cobrem seu perfume com o seu. Assim como ocorre com as armadilhas, primeiro determine quais pragas representam o maior risco e depois plante as culturas que as repelem.

Plantação Companheira

Embora morangos e tomates não sejam plantas complementares, cada um possui plantas complementares que podem beneficiar seu crescimento. Por exemplo, tomates e cenouras (Daucus carota var. sativus) se dão muito bem quando plantadas próximas umas das outras. Portanto, se as cenouras também estiverem no seu plano de jardim, tente colocá-las o mais próximo possível dos tomates. Da mesma forma, os morangos se dão muito bem perto da alface (Lactuca sativa) e espinafre (Spinacia oleracea).

Pin
Send
Share
Send