Piso de vinil: o que você precisa saber

Pin
Send
Share
Send

O piso de vinil pode se parecer com madeira, azulejos de cerâmica e pedra - ou simplesmente consistir em designs gráficos atraentes.

É fácil entender por que o piso de vinil é um material popular para pisos domésticos: é barato, resistente à água e às manchas e é super fácil de limpar. Isso o torna perfeito para cozinhas, banheiros, lavanderias, entradas - qualquer área com muito tráfego e umidade, incluindo aquelas abaixo do nível do solo. É fácil de instalar e vem em milhares de designs.

O vinil é classificado como um material de revestimento resiliente - uma categoria que também inclui pisos semelhantes, como pisos de borracha, ladrilhos de espuma EVA, ladrilhos de plástico de PVC e linóleo. Muitos desses pisos têm atributos semelhantes - e métodos de instalação semelhantes - como os verdadeiros pisos de vinil. Todos esses pisos resilientes são compactados e retornam para que seus passos tenham algum impacto; essa qualidade também os torna mais confortáveis ​​de pisar do que pisos mais duros. Todo piso resiliente também tende a se sentir um pouco quente contra os pés descalços.

O que é o revestimento de vinil?

O revestimento de vinil padrão é feito de lascas coloridas de cloreto de polivinila (PVC) formadas em folhas sólidas por calor e pressão. Diferentes tipos de pisos de vinil variam no processo de fabricação, no conteúdo e na espessura do PVC, mas são todos produtos petroquímicos e emitem compostos orgânicos voláteis (VOCs), como o fenol. Eles derreterão se você deixar cair algo quente como uma partida acesa neles.

Crédito: Top-Joy International Trading (Shanghai) Co., Ltd. A estrutura do piso de vinil

O revestimento de vinil é composto por quatro ou cinco camadas e, às vezes, mais. A espessura da camada de desgaste determina a durabilidade do piso; geralmente, quanto mais espesso o piso de vinil, mais forte e mais durável. Quando a camada de superfície de impressão está danificada (além de rasgar, essa camada de desgaste também pode desbotar à luz do sol), não há nada a ser feito, a não ser substituir o piso. A camada de suporte de fibra de vidro ou feltro fornece ao piso uma resistência adicional à umidade e bolor, e o material usado nessa camada de suporte determina o tipo de adesivo necessário para a instalação.

Categorias de Pisos Vinílicos

O revestimento de vinil geralmente pode ser classificado como um dos três tipos:

  • Vinil sem cera, o tipo mais barato de piso de vinil, é apenas um pouco resistente a marcas e manchas de salto preto.
  • Uretano é um vinil de qualidade média mais durável e de baixa manutenção do que o vinil sem cera e mais resistente a produtos químicos e arranhões domésticos.
  • Uretano aprimorado é o mais durável dos três. Ele suporta o tráfego mais pesado, tem o maior grau de resistência a manchas e arranhões e mantém seu brilho original por mais tempo do que os outros dois acabamentos.

Folha de vinil

Um material flexível, o vinil em folha é geralmente vendido em rolos de 6 ou 12 pés de largura - você escolhe o comprimento. Os custos geralmente variam de US $ 1 a US $ 2 por pé quadrado (apenas materiais), embora o vinil em folha com camadas mais espessas de desgaste possa ser um pouco mais caro. Vinil em chapa ideal para pisos que apresentam muita umidade, pois é sem costura e, portanto, impermeável. É por isso que o vinil em folha é tão popular para banheiros e cozinhas.

Instalação: É possível instalar folhas de vinil na maioria das superfícies existentes, incluindo concreto, linóleo, azulejos de cerâmica e vinil, mas uma camada de madeira compensada é melhor sob os pés. É bastante comum que uma fina camada de madeira compensada seja instalada como uma camada inferior sobre qualquer subpavimento que já esteja presente. O vinil em folha precisará se adaptar à sua casa por 48 horas antes da instalação. Use o tipo de adesivo recomendado pelo fabricante. Muitos fabricantes oferecem kits de instalação convenientes para facilitar a instalação de vinil em folha. Requer paciência e habilidades moderadas, mas pode ser instalado pela maioria dos proprietários.

Telha de vinil

Um dos benefícios dos ladrilhos individuais é que você pode substituir facilmente um danificado. Você também pode organizar diferentes azulejos coloridos em um padrão, e o tamanho menor facilita o gerenciamento para iniciantes em bricolage. A desvantagem é que a água derramada pode passar entre as costuras dos ladrilhos de vinil - pode não ser a melhor opção para cozinhas e banheiros.

A telha de vinil também é uma opção de piso muito econômico, com custos que começam em US $ 0,50 por pé quadrado e variam de até US $ 3 por pé quadrado.

Você encontrará vários estilos de mosaico.

  • Ladrilhos quadrados e retangulares: Instale-os permanentemente com adesivo.
  • Ladrilhos destacáveis: Simplesmente puxe a parte traseira para expor o adesivo que foi colocado na parte traseira do ladrilho durante a fabricação, coloque o ladrilho no lugar e pressione-o firmemente para aderir ao chão. Não para áreas de tráfego intenso.
  • Pranchas e ladrilhos com faixas emocionantes: As tiras de fixação mantêm as peças unidas para um piso flutuante de fácil instalação.
  • Pranchas retangulares de bloqueio: Projetado para dar aos pisos a aparência de madeira por uma fração do custo.
  • Pranchas de vinil soltas: Estes têm um suporte com um alto coeficiente de atrito que prende o subpiso, para que você não precise de adesivo. Eles são removíveis e reutilizáveis.

Instalação: Você pode instalar a maioria dos ladrilhos sobre superfícies existentes, incluindo concreto, madeira, linóleo, cerâmica e vinil. A superfície subjacente precisa ser perfeitamente plana e bem aderida. A instalação de ladrilhos quadrados deve começar do centro da sala, trabalhando para fora das linhas de grade do layout. Os produtos no estilo de prancha são melhor instalados a partir de um lado da sala e passando para o outro lado.

Revestimento de vinil de luxo (LVF)

Um novo tipo de piso de vinil que está se tornando cada vez mais popular é o piso de vinil de luxo (LVF), que é categoricamente diferente do que os revestimentos de vinil ou folha de vinil padrão. O revestimento de vinil de luxo é um material compósito no qual uma camada de vinil relativamente grossa é colada a um núcleo de painel de fibra de alta densidade seguido de uma camada inferior, que geralmente é de cortiça. Como o vinil padrão, a camada de impressão é protegida por uma camada de desgaste transparente e resistente. As placas de vinil de luxo (LVT) e as pranchas de vinil de luxo (LFP) podem ser fabricadas para imitar pedra, telha cerâmica e madeira, com uma variedade de cores naturais e texturas de superfície para aumentar o realismo. Alguns são projetados para serem rejuntados.

O custo do piso de vinil de luxo varia entre US $ 2 por metro quadrado e US $ 5 por metro quadrado.

Instalação: O revestimento de vinil de luxo é fornecido em tábuas ou ladrilhos que se juntam a um sistema de lingueta e ranhura modificado. Os produtos com aparência de pedra geralmente vêm em azulejos quadrados, enquanto aqueles projetados para se parecer com madeira são vendidos como tábuas. Esses pisos são instalados de modo que "flutuam", semelhante à maneira como o piso laminado é instalado, em vez de instalado com os adesivos usados ​​no piso de vinil padrão. Assim como o piso laminado, pranchas ou ladrilhos de vinil de luxo são unidos com um movimento de "clique com trava". Vinil de luxo é bastante fácil para DIYers instalar.

Telha composta de vinil (VCT)

Antes da introdução da telha de vinil de luxo (LVT) ou pranchas de vinil de luxo (LVP), um produto conhecido como telha composta de vinil (VCT) era uma escolha comum em aplicações de pisos comerciais. O VCT é um material poroso feito de uma pequena quantidade de vinil misturado com calcário e outros enchimentos. É feito fundindo os pedaços de vinil em folhas sólidas, que são cortadas em ladrilhos. Embora o VCT seja apresentado em uma variedade de cores e padrões, é um produto com aparência mais industrial que não é muito comum em aplicações residenciais. Requer camadas de polimento para proteger a superfície, o que envolve decapagem, enceramento e acabamento regular. É necessária muito mais manutenção, tornando o VCT muito menos popular que o vinil em folha de LVT em aplicações residenciais.

Instalação: O VCT é um aplicativo de cola para baixo, instalado da mesma maneira que as telhas de vinil.

Fatores de custo para pisos de vinil

Embora o piso de vinil esteja entre as opções de piso mais baratas, ainda há uma ampla gama de custos em cada categoria, do vinil em folha ao vinil de luxo. Diferentes variáveis ​​que podem afetar o custo geral incluem:

  • Espessura: A camada superior do piso de vinil chamou a camada de desgaste, vem em diferentes espessuras, e camadas de desgaste mais grossas significam preços mais altos para o material. Para uma área com tráfego moderado a alto (ou animais de estimação), recomenda-se uma espessura de 12 a 20 mil. Os pisos de barganha terão camadas de desgaste mais finas, enquanto os materiais caros terão uma camada de desgaste muito mais espessa. Quanto mais espessa a camada de desgaste, melhor o piso resistirá a arranhões e outros desgastes.
  • Complexidade do trabalho: Os custos de instalação profissional são baseados principalmente na metragem quadrada da instalação. Dependendo da disponibilidade e custos locais de mão-de-obra, o custo base da instalação pode variar de US $ 0,75 a US $ 3 por pé quadrado. Mas onde o trabalho é mais complexo, com muitos ângulos ou um layout incomum, você pode esperar pagar mais pelo trabalho. E layouts incomuns significarão que há mais material desperdiçado, especialmente para o vinil que possui um padrão.
  • Localização: A localização da superfície do piso também pode afetar o custo. Por exemplo, a aplicação de vinil em escadas é mais difícil, então você pode esperar que a instalação profissional seja executada na parte alta, perto de US $ 3 por metro quadrado.

Pin
Send
Share
Send