Como conectar um disjuntor de 230 volts

Pin
Send
Share
Send

Na eletricidade residencial, um circuito de 230 volts é praticamente idêntico a um circuito de 240 ou 220 volts. Os diferentes números refletem o fato de que a eletricidade que sai da linha de energia, que está em 240 volts, sofre uma queda de tensão no painel e no circuito doméstico devido à resistência e outros fatores. Um disjuntor de 230 volts é, portanto, simplesmente um disjuntor bipolar convencional. A instalação de um é simples, mas envolve o trabalho no painel elétrico principal, o que é perigoso. Conseqüentemente, convém um eletricista para fazer o trabalho.

Como conectar um disjuntor de 230 volts

Seu painel possui duas pernas

O transformador de linha do lado de fora de sua casa diminui a tensão da linha para 240 volts, e a eletricidade vem daí para o painel na forma de dois fios quentes com tanta tensão entre eles. Cada um deles é uma perna separada que é conectada a uma barra de ônibus no painel. O painel também possui um barramento neutro que retorna ao transformador, tornando a tensão entre cada perna quente e a barra neutra de 120 (ou 115) volts.

Quando você conecta um disjuntor convencional de 120 volts ao painel, ele precisa entrar em contato com uma dessas pernas para fazer um circuito com essa tensão. Se você deseja 240 - ou 230 volts de potência para o seu fogão ou aquecedor de água, precisa de um disjuntor que entre em contato com as duas pernas do seu painel. O disjuntor que faz isso é na verdade dois disjuntores de 120 volts. Eles são empilhados juntos em um arranjo que permite que cada um entre em contato com um barramento diferente.

Balance the Load

Como um disjuntor bipolar consiste em um par de disjuntores unipolares, você precisa de dois slots adjacentes livres no painel para acomodá-lo. Se você tiver dois slots que não são adjacentes, poderá alterar a posição de um dos disjuntores existentes. Ao fazer isso, considere o equilíbrio de carga. A quantidade de energia que você extrai de uma perna no painel deve ser aproximadamente igual à energia que você extrai da outra.

Você pode dizer quanta carga está puxando de cada perna observando as posições dos disjuntores. Cada disjuntor adjacente entra em contato com um barramento diferente; portanto, um conjunto de disjuntores alternados representa a carga total em um barramento, enquanto o outro conjunto alternativo representa a carga no outro barramento. Tente distribuir cargas contínuas, como a geladeira ou o freezer, para evitar sobrecarregar uma perna, o que pode causar superaquecimento.

Instalando o disjuntor

Um disjuntor de 240 volts deve ser dimensionado de acordo com a amperagem necessária para alimentar o aparelho. Os fogões normalmente requerem 50 amperes, enquanto os aparelhos de ar condicionado podem consumir apenas 30 amperes. O tamanho do fio também depende da amperagem. Use 6 ou 8 para os circuitos de 50 A e 10 para os de 30 A. Um cabo de 240 volts inclui dois fios quentes - um preto e um vermelho - um fio neutro e um terra.

Para instalar um disjuntor bipolar, conecte o fio vermelho quente a um dos terminais e o fio preto ao outro. Conecte o fio neutro ao barramento neutro de cromo no painel e o fio terra ao barramento de terra. Quando todos os fios estiverem seguros, encaixe o disjuntor no lugar. Quando totalmente assentado, ele entra em contato com as duas pernas quentes do painel, o que aumenta a tensão no circuito de 240 (ou 230) volts.

Você deve contratar um eletricista para fazer essa instalação, mas se não puder, por algum motivo, tenha cuidado para nunca entrar em contato com nenhum dos barramentos quentes com suas ferramentas. Essas barras estão sempre energizadas, mesmo quando o disjuntor principal está desligado. Se você tocar em uma com uma ferramenta, poderá sofrer um choque sério - até fatal -.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: 2 coisas que você talvez não saiba sobre DISJUNTORES - Dicas Flash ϟ (Pode 2024).