Guia de um proprietário para aquecedores de água

Pin
Send
Share
Send

Os aquecedores de água requerem pouca manutenção para fornecer anos de serviço.

O aquecimento da água é responsável por cerca de 15 a 20% do uso típico de energia doméstica, apenas o calor do ambiente e o resfriamento custam mais. Portanto, faz sentido aprender a aproveitar ao máximo seu aquecedor de água atual e saber o que está disponível na hora de substituir a unidade. É uma boa idéia começar a pensar nisso agora, porque quando o seu aquecedor de água acabar, você desejará instalar um novo o mais rápido possível, o que não é um bom momento para fazer compras ponderadas.

Aquecedores de água de tanque de armazenamento

Aquecedores de água com tanques de armazenamento são de longe os tipos mais comuns disponíveis. Eles consistem em um tanque de 20 a 80 galões que retém a água a uma temperatura predefinida. Eles são alimentados por eletricidade, gás natural, propano ou óleo. As unidades elétricas geralmente possuem dois elementos de aquecimento para aquecer a água. Aquecedores a gás e óleo contêm uma câmara de combustão sob o tanque de retenção. Uma chaminé sobe através do tanque para que os gases de combustão possam ser expelidos para o exterior. Os aquecedores de água são de manutenção bastante baixa, mas há algumas coisas a serem lembradas.

  • Válvula de alívio de pressão e temperatura. Esta é uma válvula localizada na parte superior do tanque de armazenamento. Pode ser conectado a um cano que corre quase até o chão. A válvula foi projetada para aliviar o excesso de pressão, caso se acumule dentro do tanque. É uma boa ideia testá-lo pelo menos uma vez por ano. Ao testá-lo, lembre-se de que a água e o vapor que saem da válvula estarão muito quentes; portanto, tome precauções. Para testar, coloque um balde no final do tubo. Levante a alça da válvula para que fique paralela ao chão. Deve haver uma liberação de água e pressão. Se nada acontecer, chame um encanador o mais rápido possível para substituir a válvula. Se funcionar, retorne-o à sua posição original.
  • Válvula de drenagem. Há uma válvula de drenagem perto do fundo do tanque de armazenamento. Os fabricantes de aquecedores de água recomendam drenar alguns galões de água ocasionalmente para remover sedimentos que podem se acumular no tanque. Desligue a água que leva ao tanque e a energia. Siga as instruções do fabricante para drenar o sedimento. Se o aquecedor de água estiver velho e você nunca abriu a válvula, talvez seja melhor ligar um encanador, caso a válvula vaze ao tentar fechá-la.
  • Válvula de corte. Deve haver uma válvula de corte na linha de água fria antes de entrar no aquecedor de água. Se não houver, você precisará desligar a água de toda a casa quando o aquecedor de água for reparado ou substituído.
  • Haste de ânodo. É um magnésio longo ou zinco ou alguma combinação de metais que é suspeitaencontrado dentro do armazenamento tanque. Está lá para que quaisquer elementos corrosivos na água o ataquem, e não o revestimento das paredes do tanque. Eles se degradam depois de um tempo, tornando-os inúteis e o tanque vulnerável. Peça a um encanador que inspecione a haste e substitua-a, se necessário. Pode prolongar a vida do aquecedor.

Aquecedores de água com bomba de calor

Eles possuem tanques de armazenamento e bombas de calor embutidas para aumentar a eficiência energética da unidade, tornando-as duas vezes mais eficientes em termos energéticos do que os aquecedores de água comuns. (Mais informações sobre eficiência energética posteriormente.) As bombas de calor transferem o calor do ar para a água no tanque. Quando a bomba de calor não aguenta a carga, muda para o backup elétrico. São aparelhos de alta tecnologia com leitura digital, detecção de vazamento integrada e capacidade de wi-fi em alguns modelos. Eles custam três ou quatro vezes mais do que alguns modelos padrão.

Aquecedores de água sem tanque

Como o nome sugere, estes não têm um tanque de armazenamento. Eles criam água quente sob demanda. Existem unidades que podem abastecer toda a casa com água quente, além de aquecedores no ponto de uso que aquecem a água em um local específico, como uma pia de cozinha. Modelos a gás e elétricos estão disponíveis.

Eles oferecem várias vantagens sobre os aquecedores de água padrão. Não há necessidade de manter a água a uma temperatura constante de aproximadamente 120 graus quando ninguém a estiver usando, para que sejam mais eficientes em termos energéticos. O Departamento de Energia estima que, para uma família que utiliza menos de 40 litros de água quente por dia, algumas unidades sem tanque seriam 24 a 34% mais eficientes que um modelo padrão. E até os modelos de toda a casa são bastante compactos e podem ser pendurados na parede, liberando espaço no chão.

Os aquecedores de água sem tanque fornecem água quente sob demanda sem um tanque de armazenamento. Estão disponíveis sistemas de casa inteira e de ponto de uso.

Diferentemente dos aquecedores de água padrão, que são classificados com o número de galões que o tanque pode suportar, os modelos sem tanque são classificados pelo número de galões que podem aquecer em um minuto (GPM). Isso faz com que seja difícil dimensioná-los porque você precisa estimar a quantidade de água quente necessária a qualquer momento.

Se você planeja instalar uma unidade sem tanque, não deixe de examinar cuidadosamente a literatura do produto. As unidades sem tanque são promovidas no seu GPM máximo. Mas esse número é afetado pela temperatura da água que entra. A diferença entre a temperatura da água fria recebida e a água quente usada é chamada de aumento da temperatura. E as temperaturas da água de entrada variam. Se a unidade tiver que aumentar a temperatura em, digamos, 70 graus, a unidade anunciada como produtora de 9 GPM será capaz de produzir apenas significativamente menos.

Etiquetas do Guia de Energia

Se o seu aquecedor de água ainda tiver a etiqueta amarela do Guia de Energia anexada, você poderá saber como a sua unidade se destaca em termos de eficiência em comparação com modelos similares. Há uma escala no rótulo que estima o custo de funcionamento do aquecedor por um ano. A balança vai do menos caro ao mais caro e a sua unidade cairá em algum lugar da balança. Se o aparelho atender aos critérios da Energy Star, isso também será indicado no rótulo. O Energy Star é um programa voluntário da Agência de Proteção Ambiental que promove produtos com eficiência de energia, incluindo aquecedores de água. Os produtos Energy Star são cerca de 8 a 10% mais eficientes que os produtos padrão.

Embora as etiquetas do Guia de energia tenham sido usadas há algum tempo, o Departamento de Energia recentemente fez algumas alterações na maneira como calcula a eficiência energética. Chamado de classificação uniforme de eficiência energética, o novo sistema substituirá a classificação mais antiga de fator de energia. O novo sistema de classificação mudou um pouco as etiquetas. As informações nas etiquetas podem ajudá-lo a comparar modelos. Novos rótulos dirão a você:

  • Classificação de entrega na primeira hora, que é a quantidade de água quente que a unidade fornece na primeira hora de operação. Isso lhe dará uma noção de quanta água quente você pode contar quando precisar.
  • A capacidade é listada no tamanho nominal do tanque, 40 galões, 50 galões etc., bem como na capacidade real do tanque.
  • Custo estimado para operar o aquecedor de água por um ano.

Pin
Send
Share
Send