Comprimentos de onda da luz que são mais eficazes para a fotossíntese

Pin
Send
Share
Send

As plantas têm vários tipos de pigmentos que lhes permitem absorver a luz para a fotossíntese. Cada pigmento absorve diferentes comprimentos de onda, de modo que os melhores comprimentos de onda para as plantas dependem do tipo de pigmento que possui mais.

Vários pigmentos vegetais absorvem diferentes comprimentos de onda da luz.

Clorofila A

A clorofila a, presente em todos os organismos fotossintéticos, absorve a luz azul com comprimentos de onda de 430 nanômetros (nm) e luz vermelha de 662 nm. Reflete a luz verde, de modo que as plantas que a contêm parecem verdes. Comparado a outros pigmentos, a clorofila a existe mais abundantemente nas plantas.

Clorofila B

A clorofila b, que é semelhante em estrutura à clorofila a, existe em algas verdes e plantas. Absorve luz de 453 nm e 642 nm. A clorofila a ajuda as plantas a absorver uma gama mais extensa de comprimentos de onda leves.

Carotenóides

Todos os organismos que conduzem a fotossíntese possuem carotenóides. Eles absorvem melhor a luz verde entre 460 nm e 550 nm. As plantas que contêm principalmente cartenoides aparecem vermelho, laranja ou amarelo.

Pin
Send
Share
Send