O molde da geladeira é perigoso?

Pin
Send
Share
Send

Alguns fungos são parte integrante dos alimentos em que crescem, como o mofo que produz queijo azul ou o mofo branco que forma uma fina camada na parte externa do salame duro. Mas mofo na geladeira pode ser perigoso; esses moldes arruinam os alimentos e podem causar efeitos negativos à saúde, que variam de reações alérgicas ao câncer.

O crescimento de mofo nos alimentos na geladeira é mais profundo do que a poeira da superfície.

Molde em alimentos na geladeira

Como alguns mofo são perigosos para a saúde humana, com algumas exceções, você deve descartar qualquer alimento na geladeira com mofo visível. Grãos, nozes e todos os produtos podem apoiar o crescimento de micotoxinas, que adoecem as pessoas. Um grupo de micotoxinas são as aflatoxinas, que são venenosas e podem causar câncer.

No caso de queijo duro e legumes ou frutas firmes, geralmente é seguro cortar o molde junto com uma polegada da comida ao redor e usar o que resta se o molde não for extenso. Um revestimento de mofo no presunto e salame duro é normal; as carnes são seguras para comer quando você a esfregar.

Molde na própria geladeira

O mofo se espalha por esporos no ar; portanto, alimentos mofados na geladeira podem levar ao crescimento de mofo no próprio aparelho. Limpe o molde do interior da geladeira esfregando-o com uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio misturada com 1 litro de água e enxaguando com água corrente. O molde também pode crescer nos selos de borracha ao redor da porta; remova-o com 1 colher de sopa de água sanitária misturada com 1 litro de água.

Como o molde cresce

Quase todo mundo está familiarizado com a penugem azul, verde, cinza ou preta que significa crescimento de fungos. O que muitos não percebem é que o molde da superfície é basicamente a "cabeça de semente" de um organismo que cresce profundamente abaixo da superfície. Os mofos não são plantas, mas você pode visualizá-los como tendo raízes chegando aos alimentos, caules crescendo acima da superfície e esporos, que agem como sementes, crescendo no topo do caule. Essas raízes profundas podem se infiltrar em alimentos macios, mesmo quando o molde da superfície não é visível.

Impedindo o crescimento de fungos

Os esporos de mofo se espalham pelo ar, pelos insetos e pelo contato superfície a superfície. Cobrir os alimentos na geladeira ajuda a evitar a contaminação do ar. Se o alimento já estiver mofado, resista à tentação de cheirá-lo ou você poderá inalar esporos de mofo, possivelmente resultando em uma reação alérgica. Enrole os alimentos mofados em plástico e coloque-os em uma lata de lixo coberta. Limpe a área onde os alimentos foram armazenados. Não use panos de prato ou esponjas com mofo na geladeira; eles espalham esporos de mofo mesmo quando você está tentando limpar.

Pin
Send
Share
Send