Por que as folhas das minhas plantas de tomate ficam amarelas?

Pin
Send
Share
Send

Embora o tomate (Lycopersicon esculentum) seja cultivado por seus frutos, não por sua folhagem, as folhas amareladas devem causar preocupação. Geralmente cultivadas como plantas anuais, as plantas de tomate são suscetíveis a muitas doenças. Alguns danos apenas saem, mas outros ameaçam o fruto. As causas variam, mas os sintomas podem parecer e agir da mesma maneira. Cuidados adequados, boa manutenção e intervenção rápida podem ajudar a manter as folhas verdes e os tomates produtivos.

crédito: PRUDENCIOALVAREZ / iStock / Getty Imagesx

Doenças por mancha foliar

Manchas de folhas de fungos geralmente causam folhas de tomate amareladas. A mancha foliar da Septoria (Septoria lycopersici) começa com pequenas manchas escuras no centro do bronzeado. As manchas dispersas crescem e ficam amarelas, começando com as folhas mais baixas e mais antigas e subindo. Frutas não são afetadas. A doença praga (Alternaria solani), também conhecida como mancha da folha da alternaria, se move da mesma maneira com manchas escuras em forma de alvo, rodeadas de amarelo. A parte amarela cresce até folhas inteiras caírem, deixando as frutas superexpostas ao sol. Essas doenças geralmente atacam e aceleram uma vez que os frutos se solidificam. Trate com fungicida líquido de cobre pronto para uso. Comece duas semanas antes que as doenças normalmente afetem o seu jardim ou assim que surgirem os sintomas. Pulverize todas as superfícies cuidadosamente e repita a cada sete a 10 dias. Use roupas e óculos de proteção quando pulverizar.

Doenças bacterianas

Facilmente confundida com manchas de folhas de fungos, a mancha bacteriana (Xanthomonas campestris pv. Vesicatoria) começa com lesões pequenas e oleosas - sem centros bronzeados - cercadas por halos amarelos que crescem juntos. A mancha bacteriana (Pseudomonas syringae pv. Tomate) parece e age de maneira semelhante. Ambos afetam o fruto do tomate e o inverno em detritos de plantas. A folhagem úmida acelera o progresso dessas doenças. Trate com fungicida líquido de cobre como com manchas de folhas. O câncer bacteriano (Clavibacter michiganensis) começa com margens marrons das folhas forradas com centros amarelos e depois verdes. Ele se move para um lado da planta. As folhas amarelas ficam presas e os caules das folhas permanecem verdes. Plantas afetadas com câncer bacteriano devem ser arrancadas e destruídas.

Doenças Virais

As plantas de tomate são afetadas por muitas doenças virais diferentes que variam em todo o país. Os sintomas incluem folhas amareladas, manchas anelares e padrões de mosaico verde-amarelo que estragam a folhagem e os frutos. Os vírus são transmitidos por insetos perfurantes e sugadores, como pulgões, tripes e cigarrinhas. Embora os vírus não possam ser curados, o controle dos insetos limita a propagação a outras plantas. Uma rajada de água de uma mangueira pode desalojar esses invasores e retardatários tratados com sabão inseticida pronto para uso. Pulverize as superfícies da planta completamente, pois o sabão deve cobrir os insetos para ser eficaz. Repita semanalmente ou a cada duas semanas, até os insetos desaparecerem.

Wilts de solo

As doenças fúngicas no solo também causam folhas amarelas. A murcha de Fusarium (Fusarium oxysporum lycopersici) afeta um lado da planta ou folha, começando primeiro pelas folhas inferiores mais velhas, como as manchas nas folhas. À medida que o sistema vascular da planta fica obstruído, as folhas ficam amarelas, marrons e caem. O crescimento é atrofiado e a fruta não se põe. As hastes cortadas mostram manchas marrons nas vias vasculares próximas ao solo. As murchas de Verticillium (Verticillium spp.) São semelhantes, mas não grudam em um lado. As folhas da planta ficam rapidamente amarelas. Se houver doença murcha, nenhum fungicida ajudará. Evite plantar tomates ou quaisquer plantas relacionadas nessa área por pelo menos quatro anos.

Prevenção e Saneamento

As doenças do tomate são difíceis de tratar e erradicar depois que se instalam. A prevenção é uma rota mais fácil. Plante variedades resistentes a doenças e plante tomates em uma parte diferente do jardim a cada ano. Dê aos tomates uma boa circulação de ar e mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado. A rega inadequada causa deficiências nutricionais que aumentam as folhas amareladas. Regue de manhã, para que as folhas secem à noite. Remova plantas, folhas e partes de plantas doentes do jardim assim que os sintomas ocorrerem. Descarte as folhas - não as composte - e sempre limpe todos os restos de tomate do jardim no final do ano. Tomates fortes e saudáveis ​​resistem a doenças e pragas de insetos, deixando folhagens e frutas atraentes para a sua mesa.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Folhas AMARELAS , Saiba Como RESOLVER? Pode ser Falta de MAGNÉSIO no Tomateiro! (Abril 2024).