Usos domésticos para ácido sulfúrico

Pin
Send
Share
Send

Mais ácido sulfúrico (às vezes escrito ácido sulfúrico) é produzido anualmente do que qualquer outro produto químico fabricado. Os usos do ácido sulfúrico são incontáveis, e é comumente encontrado em produtos químicos manufaturados que variam de maquiagem a explosivos. Quando usado na produção de fertilizantes, o superfosfato de cal é misturado com sulfato de amônio. O ácido clorídrico, o ácido nítrico, os detergentes, os pigmentos e os sais de sulfato são todos feitos com ácido sulfúrico, e os medicamentos de rayon e de venda livre também podem conter ácido sulfúrico.

O uso de ácido sulfúrico é um dos principais fatores de risco para a doença.

Sobre o ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é um líquido incolor e oleoso que é solúvel em água quando aquecido. Isso significa que o ácido sulfúrico se dissolve na água e pode ser diluído em diferentes potências, dependendo da aplicação pretendida. Se não diluído, o ácido sulfúrico é corrosivo para metais e tecidos e pode causar queimaduras na pele se houver contato prolongado. Também pode ser usado para queimar madeira e outras matérias orgânicas, o que pode ser feito com a finalidade de criar um produto para consumo em massa ou para aplicações artísticas.

Se não for diluído, o ácido sulfúrico pode ser perigoso para sua saúde. O contato prolongado com a pele pode causar queimaduras e, se inalado, pode causar outras complicações à saúde. Por esses motivos, é recomendável que você use luvas e uma máscara sempre que estiver trabalhando com ácido sulfúrico.

Ácido sulfúrico e baterias

O ácido sulfúrico tem inúmeros usos potenciais. Por ser facilmente diluído, pode ser usado para qualquer coisa, desde cuidados com a pele a trabalhos de construção. Além disso, você pode usar ácido sulfúrico quando precisar causar uma reação química específica. Por esse motivo, o ácido sulfúrico é um componente importante em vários tipos de baterias.

Baterias de grande potência, como as encontradas em equipamentos hospitalares de imagem, baterias de automóveis e baterias de equipamentos agrícolas, contêm ácido sulfúrico. Baterias como essas dependem da reação química que o ácido sulfúrico tem quando encontra o chumbo. Os elétrons gerados a partir dessa combinação são o que a bateria precisa para produzir voltagem.

Quando isso acontece em uma bateria, também é criado um composto inerte. Por esse motivo, todas as baterias de ácido sulfúrico têm uma vida útil de uso e você obtém retornos decrescentes com a bateria até que ela seja gasta.

Ácido sulfúrico e limpador de drenos

Outro uso comum de ácido sulfúrico é para limpador de drenos. Muitos limpadores ou abridores de drenos de força industrial são extremamente corrosivos. Eles podem causar queimaduras graves na pele se derramados. Alguns desses abridores de drenagem vêm em um pó que precisa ser ativado com água fria.

Para usá-los, você deve primeiro derramar uma certa quantidade no ralo sem entrar em contato com a pele e depois enxaguar com água fria para ativar os produtos químicos. Se você acidentalmente pegar este produto em sua mão, não jogue sua mão imediatamente em água fria. Em vez disso, ensaboar com sabão e depois enxaguar com água morna.

Produtos para o lar contendo ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é comumente encontrado em produtos de limpeza doméstica, embora não esteja limitado a esse uso. A razão pela qual os produtos domésticos de ácido sulfúrico são tão comuns tem a ver com suas propriedades corrosivas. Isso o torna uma excelente opção para produtos como limpadores de vaso sanitário e limpadores / abridores de drenos.

Também pode ser usado em detergentes para a roupa em pó, sabonete, líquido para lavar louça e produtos para animais de estimação. É importante observar que nem todos esses produtos contêm ácido sulfúrico. Se você estiver curioso sobre quais produtos em sua casa contêm ácido sulfúrico, verifique os rótulos dos produtos.

Safe Sulfuric Acid Usos

Como em qualquer produto químico, é importante seguir todas as instruções fornecidas durante o uso. Normalmente, é aconselhável usar luvas, máscara respiratória e proteção para os olhos. Se um produto indicar que você deve usar qualquer equipamento de proteção, assuma que ele pode causar queimaduras graves na pele. Se você tiver algum produto com ácido sulfúrico, não é recomendável transferir o produto para fora do recipiente em que veio para outro armazenamento.

Se você fizer isso, corre o risco de o ácido sulfúrico quebrar o novo recipiente. Ao armazenar qualquer coisa com ácido sulfúrico, também é recomendável armazená-lo no chão ou em armários inferiores. Isso reduz o risco de as pessoas puxarem o produto e derramarem sobre si mesmas.

O ácido sulfúrico pode matar você?

Ácido sulfúrico pode ser mortal se tomado internamente. Externamente, pode causar queimaduras graves e até desfiguração. Em seu estado em pó, o ácido sulfúrico ainda queima quando entra em contato com a pele. Quando esse pó é misturado com água fria, ele quebra a pele com uma velocidade chocante.

Se o ácido sulfúrico for colocado em um copo de água fria, ele rapidamente ficará quente demais para segurar nas próprias mãos. Se jogado em uma pessoa, causará queimaduras químicas desfigurantes que podem precisar de vários procedimentos cirúrgicos para serem tratadas.

Ingestão acidental de ácido sulfúrico

Se o ácido sulfúrico for ingerido, não tente vomitar. Entre em contato com os serviços de emergência o mais rápido possível. Para garantir que você receba o tratamento correto, tire uma foto do recipiente ou leve-o com o departamento de emergência, se possível. Você também pode entrar em contato com o controle de envenenamento no número 800-222-1222 para obter outras instruções.

O ácido sulfúrico é perigoso em todas as suas formas; portanto, tome cuidado para não inalar ou ingerir de qualquer forma. Se o ácido sulfúrico for inspirado, você ainda deve entrar em contato com o controle de venenos. Se inspirado, o ácido sulfúrico pode queimar tecidos moles como os olhos ou a garganta, por isso é muito importante NÃO enxaguar a boca com água fria. Antes de fazer qualquer coisa, entre em contato com o controle de envenenamento ou com os serviços de saúde de emergência.

A importância do ácido sulfúrico

Sem o ácido sulfúrico, não teríamos acesso a toda uma gama de produtos que a maioria das pessoas usa diariamente. As baterias de carro, por exemplo, não seriam tão poderosas quanto possível. Isso limitaria a potência e reduziria a eficiência de combustível.

Além disso, a maioria dos produtos de limpeza de drenos e de vasos sanitários contém ácido sulfúrico devido à sua capacidade de decompor componentes orgânicos, como o cabelo. Alguns tipos de produtos de limpeza disponíveis em lojas de ferragens são tão corrosivos que houve discussões em alguns estados sobre a necessidade de uma licença para comprá-lo.

O ácido sulfúrico está tão arraigado em muitos produtos domésticos que a vida sem ele seria visivelmente diferente. Mesmo as cascas químicas cosméticas e esfoliantes fazem uso de ácido sulfúrico extremamente diluído. O uso de ácido sulfúrico, mesmo em produtos de beleza, pode ser muito perigoso se entrar em contato com os olhos ou ingerido. Para garantir que você aproveite ao máximo seus produtos de cuidados com a pele, siga todas as instruções atentamente.

O tipo mais forte de ácido

Até a invenção dos superácidos, o ácido fluorossulfúrico costumava ser considerado o ácido mais forte que conhecíamos. No entanto, superácidos como superácidos de carborano são centenas de vezes mais fortes que o ácido fluorossulfúrico. Força, neste caso, não é a mesma coisa que medir corrosividade.

Os superácidos de carborano são poderosos doadores de prótons e, portanto, contribuem para uma reação química mais forte do que outros ácidos. Isso não significa que o ácido seja particularmente corrosivo. De fato, quando você procura um efeito corrosivo, o ácido fluorídrico é extremamente eficaz. Este ácido é tão corrosivo que é capaz de dissolver o vidro.

Pin
Send
Share
Send